Comunicação e o relacionamento com a comunidade médica

Por
Comunicação e o relacionamento com a comunidade médica

Saber se comunicar é uma competência fundamental para o sucesso de uma carreira. É a melhor apresentação e o mais importante cartão de visita. A forma como o médico se comunica com sua equipe, parceiros, com seu ambiente de trabalho e principalmente com o seu paciente é um dos fatores mais importante para a solidez de uma carreira.

O objetivo da comunicação é transmitir uma mensagem, ideia ou opinião, construindo relações, solucionando problemas e expandindo o alcance ou amelhoria de um projeto ou ação.

A comunicação tem um poder enorme de envolver, surpreender, atrair e desenvolver relacionamentos, assim como também o de afastar, decepcionar ou descontruirrelações.  Um relacionamento só evolui quando há comunicação para desenvolver e aprimorar as necessidades, habilidades e valores.

Com a avanço cada vez mais rápido na área da saúde, a importância na construção de relacionamentos sólidos é primordial! O relacionamento na comunidade médica requer uma boa comunicação entre as partes envolvidas, não apenas uma comunicação efetiva e clara, mas também um respeito a cada relacionamento construído, pois o mesmo fortalece e amplia nossa fonte de aprendizado, conhecimento, informação e troca de experiências.

Diversas oportunidades são proporcionadas a partir de uma rede de relacionamento! Quando precisamos de alguma indicação, informação ou quando precisamos promover o nosso trabalho, nossa rede de relacionamento podeotimizar o alcance desse resultado.

Não há capacidade técnica suficiente se sua comunicação for deficiente. A comunicação deve promover o diálogo, o acolhimento, a colocação e a compreensão. A comunicação efetiva tem um impacto na qualidade e na atenção à saúde.

Conhecimento e habilidade de comunicação evitam sérios danos à imagem e a carreira profissional. A habilidade da comunicação aliada ao conhecimento, boas práticas em medicina, postura, educação, ética, respeito e comprometimento fidelizam além de pacientes e médicos, pessoas.

Que a comunicação seja sempre utilizada para o bem e evolução, ela soluciona problemas, esclarece, informa, divulga e constrói relações. É sabendo comunicar que atingiremos todos os objetivos!

Comentários 0

Entre em sua conta para comentar.
Se você ainda não é nosso assinante, clique aqui e acesse um mês grátis!

Parceiros

Mídia apoiadora

Fique bem informado!
Receba nosso conteúdo e novidades em seu e-mail.