Saiba Como Aumentar a Rentabilidade do Seu Consultório

Por
Saiba Como Aumentar a Rentabilidade do Seu Consultório

O Brasil passa por uma fase em que muitas empresas novas ou já consolidadas lutam para ter o seu espaço ou até mesmo permanecerem no mercado em que já atuam há algum tempo. A principal medida tomada, independente do tamanho ou segmento do negócio, é a redução de custos e manutenção de um faturamento favorável. 

No caso das Clínicas Médicas, o cenário não é diferente e o grande desafio então, é conciliar estas mudanças econômicas ao atendimento que já era feito antes, mas sem perder a qualidade. Prestar serviços para a área da saúde é uma tarefa recompensadora, mas requer qualificação e segurança, acima de tudo. O paciente costuma buscar estes atributos e muito outros, pois é a sua saúde que está sendo cuidada.

Embora esta conciliação seja na teoria e na prática algo complexo, há estratégias que podem ser adotadas para cortar alguns gastos da sua clínica e ainda sim manter um serviço diferenciado e de qualidade. Confira cinco dicas que podem te ajudar a encarar esta mudança:

Analise os seus gastos

Antes de qualquer transição verifique as suas despesas, liste o que é fundamental, procurando por alternativas mais econômicas e, corte o que é supérfluo. Inclua no controle desde os maiores gastos, até os mais irrisórios, pois no final, tudo pode fazer diferença.

A ÉTICA vem em primeiro lugar

É imprescindível que a diminuição dos custos não se sobreponha às questões éticas que todos os profissionais devem ter. Os médicos estão diretamente ligados ao bem-estar dos pacientes os quais prestam atendimento, pressupondo, desta forma, muita responsabilidade. Alie um valor justo ao serviço médico baseado em princípios morais.

Valores Populares

A deficiência dos serviços públicos de saúde e o alto custo das clínicas particulares têm levado cada vez mais pessoas a procurar atendimento em clínicas populares, que normalmente possuem diversas especialidades a preços que cabem no bolso da maioria dos brasileiros. Por isso, uma das estratégias que está sendo mais utilizada ultimamente, é alinhar um atendimento de excelência a custos similares aos das clínicas populares. Mas, lembre-se, esta medida não pode interferir de forma negativa na receita da sua clínica. 

Prestação de serviços

A estruturação de uma Clínica Médica está interligada com vários serviços concomitantes, abrangendo desde o secretariado, até uma equipe de funcionários responsável pela limpeza, manutenção de aparelhos e execução de laudos médicos, que hoje representa uma das principais despesas de uma clínica. Por isso, pesquisas de mercado referentes a firmas terceirizadas que prestem estes mesmos serviços, é um bom começo, visto que a redução de custos pode ser significativa. 

Ajuda profissional

Por fim, caso tenha grandes dificuldades para reduzir as despesas e estruturar um modelo de negócio que gere resultados e não ultrapasse a receita disponível, procure ajuda profissional. Um consultor, administrador ou coaching pode orientar a forma mais adequada e quais passos devem ser tomados para chegar ao modelo de Clínica mais sustentável possível para você. Busque também algum sistema de organização com agenda, contas, materiais etc. que facilite e acelere os processos internos e externos do seu consultório. 

Comentários 0

Entre em sua conta para comentar.
Se você ainda não é nosso assinante, clique aqui e acesse um mês grátis!

Parceiros

Mídia apoiadora

Fique bem informado!
Receba nosso conteúdo e novidades em seu e-mail.