A necessidade de acelerar a adoção de sistemas para melhorar a gestão de implementação do prontuário eletrônico é destaque no CIMES /ABIMO

Por
A necessidade de acelerar a adoção de sistemas para melhorar a gestão de implementação do prontuário eletrônico é destaque no CIMES /ABIMO

A transformação digital avança em todos os segmentos da economia. Na área da saúde, adotar sistemas de gestão, conectar dispositivos móveis e implementar o prontuário eletrônico tornou-se essencial para prestar um bom atendimento ao paciente. “No Brasil ainda há um longo caminho a seguir. Existe uma lacuna tecnológica que precisa ser enfrentada”, afirma Clara Porto, gerente de marketing e exportação da ABIMO e coordenadora do 6o Congresso de Inovação em Materiais e Equipamentos para a Saúde (CIMES).

Clara afirma que é preciso quebrar paradigmas na indústria de saúde no Brasil. Entre eles, mostrar que a indústria 4.0 – que traz conectividade total à produção e à operação de equipamentos médicos – é uma realidade. “O CIMES é o espaço para debater o tema. Vamos reunir o segmento da saúde para entender os próximos passos da digitalização, seus impactos nos negócios e no atendimento”, diz. O evento será realizado em São Paulo, nos dias 17 e 18 de Agosto.   

a necessidade de acelerar a adocao de sistemas para melhorar a gestao de implementacao do prontuario eletronico e destaque no cimes abimo

"No Brasil ainda há um longo caminho a seguir. Existe uma lacuna tecnológica que precisa ser enfrentada”, afirma Clara Porto, gerente de marketing e exportação da ABIMO e coordenadora do 6º Congresso de Inovação em Materiais e Equipamentos para a Saúde (CIMES).

Donizette Louro, membro da comissão científica do CIMES e líder do grupo de trabalho da indústria 4.0 da ABIMO afirma que os painéis debaterão temas como conectividade, segurança cibernética e confiabilidade na captura de informações. “A internet das coisas é um tema novo no setor. Mas é inevitável adotá-la”, diz. Entre as vantagens, o especialista destaca a comunicação direta entre máquinas, sem interferência humana. “É possível captar dados de sensores ligados aos pacientes, de relógios inteligentes e outros equipamentos para criar um banco de dados capaz de auxiliar o atendimento à saúde”, diz.

Mas a criação de um banco de dados com informações captadas de dispositivos depende da adoção prévia de sistemas de gestão em clínicas, hospitais e laboratórios. “Sem essa organização, não é possível avançar para o prontuário eletrônico e nem estender a conectividade para as máquinas”, diz Louro. Ainda de acordo com ele, o sistema de saúde precisa de uma estratégia clara para modernizar a sua operação. 

CIMES - OCIMES (Congresso de Inovação em Materiais e Equipamentos para Saúde), evento realizado pela ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios) tem o intuito de fortalecer a inovação no setor nacional de saúde.O encontro, que acontece anualmente, discute novas tecnologias em saúde e odontologia, enquanto representantes do governo e pesquisadores do setor debatem e propõemo aprimoramento das políticas públicas da saúde.

Serviço CIMES 2017

Data: 18 e 19 de agosto de 2017

Local: Hotel Maksoud Plaza – Rua São Carlos do Pinhal, 424, Bela Vista - São Paulo

Inscrições: cimes.org.br/inscreva-se

Comentários 0

Entre em sua conta para comentar.
Se você ainda não é nosso assinante, clique aqui e acesse um mês grátis!

Fique bem informado!
Receba nosso conteúdo e novidades em seu e-mail.