fbpx Skip to main content

A secretária é uma peça fundamental na estrutura de uma clínica ou consultório. Além de ser bem qualificada, ela deve atuar como braço direito de seus superiores e ter autonomia para tomar decisões que não impliquem em grandes questões estratégicas, mas que contribuam para o crescimento estruturado da empresa.

A seguir veja algumas dicas para transformar essa profissional em uma verdadeira gestora do seu consultório:

  1. Confiança é fundamental– Não adianta manter alguém como braço direito se você não confia nessa pessoa. Portanto, antes de mais nada, conheça seus funcionários.
  2. Saiba delegar – Depois da etapa da confiança, é preciso saber delegar. Essa é uma tarefa árdua, que requer paciência e dedicação. Comece com tarefas pequenas e vá treinando a sua funcionária para tarefas mais complexas. Acredite: delegar funções, além de contribuir para administrar melhor o seu tempo, ajudará no crescimento do seu consultório.
  3. Dê autonomia – A autonomia está bastante ligada ao item anterior. Se você não der autonomia à sua funcionária, de nada adiantará delegar funções, já que você estará o tempo todo supervisionando a forma como está sendo realizada a tarefa. Fique tranquilo! Se a sua secretária errar, sempre dê novas chances para que ela repita e aprenda a realizar a tarefa.
  4. Invista em treinamentos – Uma secretária só se tornará uma boa gestora se estiver bem qualificada. Existem diversos cursos direcionados a esses profissionais para o desenvolvimento de habilidades importantes em gestão, gerenciamento de conflitos e até em noções básicas de finanças.
  5. Crie metas – Ao estabelecer metas e prazos, é possível coordenar e mensurar se as tarefas estão sendo realizadas da forma desejada.
  6. Motive – Saiba reconhecer a sua funcionária quando ela desenvolver um bom trabalho. Todo profissional, independentemente de sua área de atuação, espera ser reconhecido por seus avanços. Além disso, é importante criar um plano de carreira. Dessa forma, você estará mantendo a sua funcionária motivada, o que é primordial para o bom funcionamento do seu consultório.

Compartilhe o artigo com seus colegas!

Novos artigos no Blog

Marketing

Como fazer marketing médico de forma ética

Você acabou de se formar e abriu o seu consultório, mas não sabe como ir…
Desenvolvimento Pessoal

Gestão e liderança na área da saúde

Em qualquer tipo negócio é fundamental saber identificar o estilo de personalidade de seus colaboradores.…
Produtividade

Telefone e e-mail: inimigos ou aliados do médico?

Você sabia que interrupções constantes para leitura de e-mails, torpedo, ligações e outras atividades realizadas…

Leave a Reply