Saiba como o investimento em Capital Humano tornou-se um fator crucial para a inovação em Ontário

Por
Saiba como o investimento em Capital Humano tornou-se um fator crucial para a inovação em Ontário

Saiba como o investimento em Capital Humano tornou-se um fator crucial para a inovação em Ontário

 

Ontário, no Canadá é hoje um polo de inovação global, onde são desenvolvidas tecnologias que estão transformando diferentes setores do mercado e proporcionando ganhos contínuos de eficiência. Especificamente na área da saúde, a inovação se traduz em melhoria das práticas médicas e traz impactos positivos para a segurança e qualidade de vida dos pacientes.

Partindo do entendimento de que a inovação é decisiva para a garantia de crescimento sustentável a longo prazo, o governo de Ontário atua diretamente no setor. Um exemplo disto foi a criação, em 2015, de uma superintendência específica no poder Executivo para administrar e operacionalizar a inovação em saúde, incluindo o tema na agenda pública do governo.

A área de Ciências da Vida é um dos principais focos de apoio à inovação do governo da província canadense, representando mais de 50% dos investimentos oficiais, ou seja, mais de C$ 1,4 bilhão  em pesquisa e desenvolvimento (P&D) para impulsionar o setor que gera cerca de C$ 39 bilhões de receita anualmente.

Além destes dados, que demonstram a importância que a área da saúde possui na província e os resultados que estão impactando o mercado global, merece destaque o apoio oferecido na região para a formação de profissionais de ponta, preparados para conduzir toda a inovação tecnológica que estamos acompanhando atualmente.

Capital humano é um fator chave no ecossistema de inovação que Ontário busca constantemente ampliar.  É necessária a presença de profissionais competentes que tenham ideias transformadoras, consigam provar empiricamente suas hipóteses e façam novas descobertas, impactando positivamente o mercado consumidor com a comercialização de novos medicamentos e tratamentos.

Para tanto, as universidades da região se preocupam não só com a qualidade do ensino, mas também buscam incentivar o empreendedorismo e preparar profissionais aptos a liderarem mudanças no mercado. Diversas são as parcerias entre instituições de ensino e grandes empresas para apoiarem a condução de novas pesquisas e incentivar o empreendedorismo entre os alunos.

O Structural Genomics Consortium, por exemplo, é uma parceria formada pela Universidade de Toronto com universidades de cinco países, incluindo uma representante brasileira, a UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). O consórcio conecta pesquisadores de diferentes países, formando um banco de dados sobre o desenvolvimento de diversos remédios e facilitando parcerias para dar continuidade a projetos específicos. O setor privado também está conectado a essa rede: Aché, Boehringer Ingelheim, Bayer e Merck, por exemplo, para monitorar o que está sendo desenvolvido nos laboratórios acadêmicos e avaliar o que deve ser trazido para o mercado e aplicado em novos tratamentos.

Há, ainda, o exemplo da Universidade de Waterloo, que confere aos próprios alunos a propriedade intelectual das pesquisas que conduzem dentro de seus laboratórios, oferecendo assim incentivos comerciais para que os alunos participem ativamente dos projetos de P&D. Outra curiosidade é a política do governo provincial que se responsabiliza pela metade do salário pago aos estagiários de suas universidades, garantindo assim um contato desde cedo dos alunos com o mercado de trabalho.

O resultado de todo esse esforço é a existência de 24 hospitais de pesquisa em Ontário, que contam com mais de 16 mil cientistas e funcionários atuando diariamente na revolução do campo da saúde. Na região estão localizadas também filiais das 10 principais farmacêuticas, por receita, do mundo, que buscam se conectar com empreendedores médicos e novas tecnologias que, com as soluções e produtos desenvolvidas pelas diversas medtechs da região, estão tornando essa área ainda mais precisa.

Comentários 0

Entre em sua conta para comentar.
Se você ainda não é nosso assinante, clique aqui e acesse um mês grátis!

Parceiros

Mídia apoiadora

Fique bem informado!
Receba nosso conteúdo e novidades em seu e-mail.