Redes Sociais para Médicos: como conquistar clientes online?

Por
Redes Sociais para Médicos: como conquistar clientes online?

Nunca se falou ? e pesquisou ? tanto sobre saúde na internet. Claro que a pandemia causada pelo novo corona vírus teve seu impacto. A busca por termos como “covid saúde” registraram aumento repentino no Google. Mas isso não significa que o interesse tenha surgido apenas agora. Em 2019, o Brasil foi o país onde a procura por assuntos relacionados à saúde mais cresceu, em comparação com 2018. No ano passado, o número de pessoas que recorreram primeiro ao mecanismo de busca é quase igual ao daquelas que procuram, antes de mais nada, o médico (respectivamente, 26% e 35%).  

Certo, mas se há interesse do público e a internet é utilizada por 70% dos brasileiros, por que os seus possíveis pacientes não estão encontrando o seu consultório? Se, mesmo com a expansão do acesso às informações, você ainda não consegue atrair mais clientes, está na hora de rever o seu posicionamento digital! Muitos médicos têm encontrado nas redes sociais uma forma de movimentar a agenda de atendimentos. 

Por outro lado, sabemos que nem todos se sentem seguros em se “mostrar” dessa forma. A vasta lista de restrições do CFM relacionadas à publicidade, faz com que alguns prefiram não correr o risco de sofrer com as sanções impostas pela entidade. Mas, se esse é o seu medo, fique tranquilo. É possível estruturar as redes sociais para médicos com ética, responsabilidade e, claro, muitos resultados! 

Quer saber como conquistar mais clientes por meio das suas redes sociais? Este artigo trará dicas importantes, por isso, acompanhe com atenção! 

Como as redes sociais para médicos podem aumentar a sua carteira de clientes? 

Criar uma página e postar a respeito dos seus serviços, certamente, não é o suficiente para que o seu perfil dê resultados. A própria atividade médica faz com que certos cuidados a respeito do que é exposto sejam redobrados. Mas isso está longe de ser um entrave para quem vê nas redes sociais para médicos uma forma de movimentar o consultório. O grande segredo é saber como utilizá-las. 

E é exatamente isso que você verá a seguir: a melhor forma de lidar com as redes sociais para torná-las aliadas dos seus rendimentos.  

Saiba quem é o seu público-alvo 

Tudo começa por aqui. Sem saber com quem se quer falar, é possível que muito esforço e recursos sejam desperdiçados. Conseguir delimitar o perfil de quem é o seu alvo passa por observar algumas questões, tais como: 

• ticket médio ? quanto o seu paciente gasta, em média, no seu consultório; 
• localização;  
• interesses; 
• idade; 
• sexo. 

Após essa definição, é preciso que você se atente aos conteúdos que serão postados. Eles devem ter relação direta com os seus objetivos (deixar o consultório mais conhecido, atrair mais clientes ou posicionar-se como uma autoridade etc.).  

Seja autoridade 

Como médico, você deve saber que existem inúmeros blogs e sites voltados a temas da saúde. E, certamente, entende que nem todos são sérios e prezam pela informação exata. Aqui está o grande diferencial de uma rede social para médicos bem planejada. A partir dela, é possível construir autoridade junto ao público, posicionando-se como especialista na sua área de formação. 

Para construir autoridade junto à audiência, duas coisas são fundamentais: 

constância: os algoritmos privilegiam as novidades. Então, se você postar uma vez e ficar dias, ou semanas, sem aparecer, o seu perfil perderá a relevância para a rede social. Quando houver uma nova publicação, atingirá menos pessoas. Por isso, manter um calendário de postagens regulares é fundamental; 

linguagem: evite usar termos técnicos. Há quem acredite que isso ajuda a colocá-lo como autoridade no assunto. Mas é justamente a facilidade do público em entender as informações que é responsável pela construção de autoridade.  

Apresente-se 

Nome, foto e biografia são as primeiras coisas que um cliente vê quando acessa o perfil de um médico em uma rede social. Sendo assim, ser assertivo nesse aspecto pode ser decisivo para conquistar um seguidor, e um possível cliente-paciente, a mais. Quanto a isso, siga essas dicas: 

foto: seja profissional, dê preferência a imagens que o identifiquem, imediatamente, como médico; 
bio: mostre qual o valor que você gera para o seu cliente, crie uma frase de efeito que fale sobre os benefícios que você gera. A sua especialidade não é capaz de fazer isso, afinal, existem muitos outros atendendo na mesma área; 
contato: links de fácil acesso ao seu WhatsApp, telefone e e-mail; 
mensagem: mostre diferenciação e seja impactante. 

Você tem uma única chance de causar uma boa impressão! Lembre-se disso na hora de montar a forma de se apresentar nas redes sociais. 

As redes sociais para médicos podem ser uma ótima forma de atrair mais clientes e conseguir movimentar a agenda do seu consultório. Se usadas com ética e responsabilidade, as novas mídias só têm a somar! A atenção gerada logo no primeiro contato faz com que o seu futuro paciente tenha interesse em conhecer mais do seu conteúdo. 

Gostou das nossas dicas? Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro de mais conteúdos sobre marketing médico e gestão de clínicas. 

Comentários 0

Entre em sua conta para comentar.
Se você ainda não é nosso assinante, clique aqui e acesse um mês grátis!

Fique bem informado!
Receba nosso conteúdo e novidades em seu e-mail.