O que é o Inbound Marketing na área da saúde?

Por
O que é o Inbound Marketing na área da saúde?

Entende-se por Inbound Marketing a estratégia que visa conquistar o interesse das pessoas, ao invés de comprá-lo. O relacionamento, mais do que tudo, está evidente aqui. Fazer com o que o público-alvo se envolva, dialogue e desenvolva uma crescente de interesse sobre um serviço ou produto é o viés pelo qual o Inbound segue. Eis aí o grande diferencial desta estratégia, que ao contrário do modelo tradicional de marketing, foca em clientes qualificados e que, de alguma maneira, têm alguma identificação ou interesse pelo que uma empresa ou um profissional oferece.

Qual é a proposta do Inbound Marketing?

É estar no caminho de busca do potencial cliente. A ideia é atrair pessoas interessadas e se relacionar para transformá-las em clientes. Trata-se, portanto, de uma maneira mais branda de fazer marketing, de abordar o público-alvo sem que isso seja invasivo. Um conteúdo relevante ao alcance de quem busca informações sobre determinado tema é certeiro.

Médicos e clínicas podem adotar esta estratégia?

Não só podem como devem. Uma maneira de atrair a atenção de futuros pacientes é produzindo conteúdo qualificado e fazer com que ele atinja as pessoas certas, aquelas que buscam informações acerca de algum tratamento, procedimento, enfim, do que for, de modo que elas possam considerar a ideia de um contato algum dia. Isso se conquista publicando um conteúdo bom, que apresente muito bem os serviços prestados e suas vantagens, por exemplo. Esse tipo de relacionamento ajuda a construir, na rede, a credibilidade de uma clínica ou de um profissional da área médica que se coloca à disposição para esclarecer dúvidas sobre os serviços prestados, o que contribui para que se mantenha pacientes antigos e se conquiste novos.

Por que é tão importante para médicos e clínicas?

Aqui vão alguns dados que justificam todo o investimento em Inbound Marketing para serviços e profissionais do ramo:

- A geração de leads, que são os contatos qualificados e potencialmente prontos para se tornarem pacientes, é muito maior com a ajuda das redes sociais;

- A decisão de compra se dá depois de feita uma busca online, ou seja, as pessoas têm cada vez mais o hábito de consultar a internet antes de optar por um serviço;

- Marcas e serviços de todos os segmentos estão abandonando, aos poucos, o marketing tradicional e focando muito mais em Inbound Marketing;

- 80% dos consumidores recorrem a artigos, ao invés de anúncios publicitários, quando estão em busca de informações sobre um produto ou serviço.

E por aí vai. A lista de vantagens do Inbound em relação ao Outbound (marketing tradicional) é maior. Não há razão para não apostar nessa estratégia mais focada no paciente ideal, naquele que busca, na internet, boas experiências e profissionais qualificados.

Pessoas que buscam algum tipo de assistência de saúde, sem dúvida, recorrem à internet. Este é o primeiro passo da maioria delas. Além de mais prático, ao alcance da mão, é possível ter acesso a um conteúdo rico, esclarecedor e que atenda às expectativas plenamente.

Defina seus objetivos

Agora que você entendeu a importância do Inbound Marketing para o seu negócio, avancemos um pouco: quais objetivos tem em mente? Um primeiro passo antes de se colocar no caminho de potenciais pacientes é definir o que quer conquistar. Estabeleça suas metas (aumentar número de pacientes? Focar no relacionamento? Melhorar a impressão do serviço prestado?) e foque nisso. Suas estratégias surgirão a partir daí.

Siga o Código de Ética

Lembre-se que seus objetivos e a postura que terá na internet devem estar sempre de acordo com o Código de Ética Médico. Saiba o que é permitido e siga à risca a cartilha. De nada vale apostar na internet se você não respeita os princípios da categoria. Se não quiser se queimar nem ter a sua credibilidade manchada, esteja atento a isso.

Quem é o seu paciente?

Saiba qual é o perfil do paciente que você deseja impactar. A comunicação se dá de forma eficaz a partir do momento em que se produz um conteúdo que fale a língua desse público. Ofereça seus serviços de saúde, apresente-se como profissional, mas saiba se relacionar com o seu público para que ele se identifique e se interesse em saber mais dos seus serviços.

Faça uso de boas ferramentas

Um layout atraente para o site, um blog constantemente atualizado, redes sociais sempre abastecidas com conteúdo relevante e um site responsivo, isto é, que torna possível uma navegação agradável em todos os dispositivos é fundamental para atrair a atenção de potenciais pacientes. Faça o dever de casa, explore o melhor de tais ferramentas para obter o resultado que espera. Não esqueça de investir em marketing de conteúdo! Ele é a peça fundamental nesse processo.

Acompanhe os resultados das suas ações digitais

A mensuração é outra parte importante para uma bem sucedida estratégia de marketing, sobretudo para profissionais de saúde, na internet. Acompanhe os resultados a fim de identificar o que dá certo (e invista muito nisso) e para corrigir o que não vai tão bem assim. Apenas deste modo, acompanhando passo a passo a recepção conquistada pelo conteúdo publicado, é que você poderá promover as melhorias necessárias.

Autor: Vitor Guerson, CEO da Agência Tsuru.

Comentários 0

Entre em sua conta para comentar.
Se você ainda não é nosso assinante, clique aqui e acesse um mês grátis!

Fique bem informado!
Receba nosso conteúdo e novidades em seu e-mail.