Dr (a) conheça os 5 pilares para aperfeiçoar o seu marketing

Por
Dr (a) conheça os 5 pilares para aperfeiçoar o seu marketing

Você, Dr (a) tem consciência que sua carreira é uma das quemais exige tempo e investimento para adquirir performance e habilidades para os árduos desafios da rotina da área da saúde, que consiste em investigar a natureza e as causas das doenças, procurando sua cura e prevenção. Para isso, é imprescindível que esteja sempre bem informado e atualizado a respeito de novas drogas, técnicas e tecnologias.

Nesse cenário, muitos profissionais acabam investindo todo seu tempo e energia no desenvolvimento técnico, deixando de lado a estratégia para gerir a saúde de seu negócio.

Assim, acabam optando por investimentos, muitas vezes extremamente altos, em ferramentas que não maximizam a captação de novos pacientes ou falham até mesmo nos princípios básicos como o desenvolvimento de sua marca ou uma identidade visual.

No intuito de promover uma autoavaliação sobre a maturidade do seu negócio e de sua estratégia de marketing e captação de paciente, destaquei abaixo 5 pontos que devem ser desenvolvidos para um planejamento estruturado e sustentável para o seu futuro do empreendimento médico.

1. Lembre-se de que propaganda não é promoção.

Primeiramente você deve compreender que a propaganda é um recurso do Marketing para promover sua marca ou serviço. É apenas um meio, e não o fim. Não adianta investir em um veículo ou ferramenta digital, se antes disso não houver um estudo para avaliar o público-alvo que será impactado e se existe meios de mensurar e rastrear essa audiência. Lembre-se que a propaganda, sem um atrativo diferenciado torna-se interruptiva para quem a recebe, impactando assim o público de maneira negativa, o que nos leva ao tópico seguinte.

2. Busque seu diferencial.

Existe uma frase que considero extremamente datada que diz "Propaganda é a Alma do negócio". Para mim a versão atualizada é "Marketing é a alma do negócio".

E no caso do Médico, é necessário avaliar qual a sua característica diferenciada que o destaque para impulsionar o seu negócio.

Em um exemplo prático, imagine quando a especialidade em Pediatria surgiu, em meio a centenas de profissionais, você consegue imaginar o impacto causado pelo primeiro médico que, ao invés de oferecer o recibo da consulta ou a receita do tratamento ao pais da criança, ofereceu um simples pirulito?

Hoje, a imagem tornou-se referência do segmento, mas um ato simples e diferenciado foi responsável por uma transformação no atendimento, por isso é importante analisar qual o seu diferencial, lembrando que por ser um serviço, é necessário criatividade, impacto e, de tempos em tempos, planejamento para uma reinvenção.

E cuidado. Se você acha que não tem tempo para pensar em diferenciar seus serviços, pode ter certeza que seu concorrente tem.

dr a conheca os 5 pilares para aperfeicoar o seu marketing 02

3. Tenha uma identidade.

Comentando outra frase famosa do meio publicitário, você conhece "Quem não é visto, não é lembrado"?

Pois essa é a mais pura verdade. Muitos médicos traçam um planejamento com altos investimentos em ferramentas digitais, mas ainda não realizaram o básico para construir uma marca forte ou, na pior das hipóteses, optaram por soluções de baixo custo e não profissionais que acabam deixando uma má impressão para seu público-alvo.

Avalie a padronização do design e de todo seu material publicitário e institucional, a criação de uma identidade visual, e mais importante, sempre conte com um profissional qualificado para a tarefa, pois assim como a auto medicação é uma prática perigosa para o seu paciente, arriscar-se a desenvolver um projeto gráfico, utilizando programas não designados para essa necessidade ou apenas assistindo alguns tutoriais na internet, é uma prática que só ira prejudicar sua imagem e de seu negócio.

dr a conheca os 5 pilares para aperfeicoar o seu marketing 03

4. Invista em conhecimento e contatos.

Assim como na medicina, o marketing também é mutável. Todos os dias surgem novas mídias, veículos, estratégias e tecnologias. Para facilitar o processo de adequação as constantes novidades e atualizações, procure por grupos de discussão nas redes sociais e participe de eventos que debatem esses temas o máximo possível.

Muitas vezes um café e um bom bate-papo com um profissional de um segmento diferente pode ser a peça chave para a revelação de um insight significativo para aperfeiçoar a estratégia de marketing para o seu negócio, conhecer aquela consultoria especialista no seu segmento ou a ferramenta digital que faltava para finalmente modernizar seu website.

5. Descubra qual o retorno do seu investimento.

Se você já concluiu todas as etapas anteriores, já é possível avançar para o nível avançado: descobrir e investir em ferramentas e estratégias que possibilitem mensurar seu progresso, acompanhar o retorno de seu investimento e a quantidade de conversões (clientes que descobriram seu consultório e efetivamente agendaram uma consulta e tornaram-se um paciente).

Hoje, existem ferramentas como Google Adwords e Analytics que possibilitam até mesmo rastrear onde seu cliente descobriu o número de telefone do seu consultório e qual anúncio que o levou a realizar a ligação.

No caso de anúncis impressos, é necessário que a chamada para a ação leve o público-alvo para uma página devidamente configurada e rastreável do seu website, para facilitar a avaliação do retorno da sua publicidade.

Claro que todo esse processo de rastreabilidade existe tempo e conhecimento para a devida aplicação das configurações corretas em suas campanhas, por isso, é fundamental contar com um profissional qualificado para executar essas atividades.

 

E você? Já avaliou em que etapa está o planejamento de marketing do seu consultório médico?

Comente, participe, curta e compartilhe.

Sobre o Autor

Claudio Curvelo: Especialista em Marketing Digital certificado pelo Google com mais de 10 anos de experiência na área de publicidade, propaganda e marketing desenvolvendo variados projetos para o segmento da saúde

Comentários 0

Entre em sua conta para comentar.
Se você ainda não é nosso assinante, clique aqui e acesse um mês grátis!

  • Danielle Rosa

    excelente material.

    • Dr. Marcus Carvalho

      Gratidão... Agradeceria muito se indicasse para seus amigos médicos... Precisamos disseminar estes conhecimentos que agregam valor a nossa profissão.

  • Danielle Rosa

    excelente material.

Fique bem informado!
Receba nosso conteúdo e novidades em seu e-mail.