Atraia e fidelize pacientes com o Marketing de Conteúdo

Por
Atraia e fidelize pacientes com o Marketing de Conteúdo

Se há alguns anos investir em ações digitais era apenas uma opção de se relacionar com o público, hoje, isso é indispensável. O marketing digital deve fazer parte da rotina de toda empresa que busca ter mais visibilidade, atingir seu público e, com isso, fazer mais negócios. Com profissionais da área médica isso não é diferente. Ter uma presença relevante na internet é fundamental, sobretudo porque ajuda e muito a atrair potenciais pacientes. 

Quando se fala em marketing digital, logo vêm à cabeça inúmeras ações possíveis de fazer no ambiente online. Uma delas, talvez uma das mais importantes, é o marketing de conteúdo, que visa estabelecer uma comunicação direta com o público-alvo levando em consideração os interesses das pessoas a quem se destinarão as ações, de modo que uma campanha sob medida seja preparada a fim de gerar bons resultados.

É hora de se relacionar

O modo com que as pessoas se relacionam com marcas, produtos e serviços mudou. Hoje, elas buscam referências na internet, buscam boas experiências. É por essas e outras que é necessário ter um marketing de conteúdo a todo vapor, pois é isso que vai atrair a atenção desse público. Profissionais de saúde não devem ficar de fora. É fundamental produzir um conteúdo rico de informações, capaz de fazer com que as pessoas se interessem e queiram saber mais sobre os serviços prestados na clínica ou no consultório, por exemplo. Assim, você não só atrai novos pacientes como também fideliza ainda mais os que já tem.

Vale dizer também que além de trazerem um bom retorno, estratégias digitais requerem um investimento baixo. É preciso identificar os melhores canais (blogs, redes sociais, o que for) e lançar neles o que o seu serviço tem de melhor.  Que tal criar um blog para falar sobre a atuação, sua especialidade e tudo mais que você pode oferecer como profissional de saúde? Para atingir mais pessoas, use as redes sociais para ajudar a propagar esse conteúdo. Considere isso. Vai valer a pena. 

Qualidade sempre!

Este é o segredo de um bom marketing de conteúdo: zelar pela qualidade do que é compartilhado. A ideia é estudar o público que se pretende atingir e lançar publicações que ajudem a divulgar os seus serviços, as vantagens que ele oferece e, deste modo, conquistar quem tem potencial para se tornar paciente. Para isso, a qualidade é fundamental. Esse conteúdo deve ser objetivo, claro e deve apresentar a clínica de forma atraente, pois é isso que pesará na decisão de quem circula pela internet atrás de bons serviços e de bons profissionais. As pessoas são muito criteriosas, então é importante saber se vender bem. Procure saber o que elas tanto buscam e defina o seu conteúdo a partir disso e do que você realmente pode oferecer.

Segmentação é bem-vinda

Separe os leads que foram atraídos para o seu blog por grupos bem específicos. Assim, segmentados, você pode produzir conteúdos ainda mais específicos, o que aumentará ainda mais as chances de conversão, isto é, de esses contatos verdadeiramente se interessarem pelos seus serviços. Quanto mais próximo do que elas querem, isto é, quanto mais de acordo o seu trabalho estiver com o que elas procuram, melhor.

O que considerar ao fazer a segmentação?

Este é um trabalho que varia de um serviço para o outro, mas há elementos comuns à maioria e que ajudam nesse processo: faixa etária, sexo, localização e interesses são alguns deles. Essas informações ajudam a montar um perfil. A partir disso, é possível trabalhar o marketing de conteúdo para cada grupo, atendendo às suas necessidades a fim de se tornar uma boa opção. É dessa maneira que o marketing de conteúdo médico deve ser conduzido, pois é a maneira mais eficaz de atrair pacientes qualificados.

Leve informação útil ao seu potencial paciente

Os canais digitais, como você já deve saber, não devem ser usados como meio de fazer diagnóstico online, uma vez que isso fere a ética médica, mas o tipo de conteúdo que você leva, pode (e deve!) ser muito útil aos seus futuros pacientes. Que tal dar dicas de saúde? Que tal se colocar à disposição para, prontamente, esclarecer dúvidas de quem visita o seu espaço online? O seu blog pode se fortalecer muito com isso, já que, desta forma, conquistará a confiança das pessoas e fará com que elas voltem ao seu canal sempre que quiserem algum tipo de esclarecimento. Conquiste a confiança desse público levando um conteúdo claro, franco e com dicas relevantes aos seus canais digitais. Um potencial paciente tem sempre uma questão que pode ser resolvida com alguns cliques. Esteja na outra ponta apresentando-se como a solução. 

Acompanhe os resultados

A mensuração dos resultados é importante ao longo de todo processo, uma vez que indica o que está dando certo e o que precisa melhorar. Sinta como as pessoas recebem o seu conteúdo, se o retorno é positivo. Se não, faça as alterações necessárias tão logo os problemas de comunicação forem identificados. A mensuração constante é importante justamente por dar a oportunidade de imediatamente mudar o que não deu tão certo. 

Seja a melhor opção

Seja sempre a opção mais esclarecedora para as dúvidas de quem busca clínicas ou consultórios médicos na internet. Destaque-se, ofereça um conteúdo mais completo, um conteúdo que verdadeiramente projete o seu trabalho e faça dele mais atraente aos olhos de quem busca informações relevantes sobre a sua área de atuação. Mão não esqueça: seja ético, siga as normas do Conselho Federal de Medicina (CFM) e aproveite para se divulgar da melhor forma, isto é, sem ser invasivo, sem tom promocional, mas chamando esses potenciais pacientes para um relacionamento em que ambos os lados só têm a ganhar. 

Autor: Vitor Guerson, CEO da Agência Tsuru.

Comentários 0

Entre em sua conta para comentar.
Se você ainda não é nosso assinante, clique aqui e acesse um mês grátis!

Fique bem informado!
Receba nosso conteúdo e novidades em seu e-mail.